Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

ANO XIX – NÚMERO 22 – 2017

A IMPROVISAÇÃO E O JOURNAL OF MUSIC THERAPY: HOUVE UM PERÍODO DE “SURDEZ” DA COMUNIDADE MUNDIAL EM RELAÇÃO AO MÉTODO?

  • Melyssa Woituski
  • André Brandalise Brandalise
  • Gustavo Schulz Gattino
  • Gustavo Andrade de Araújo
DOI
https://doi.org/10.51914/brjmt.22.2017.55
Enviado
29 março 2021
Publicado
30-06-2017

Resumo

Este artigo é resultado de questionamentos e reflexões sobre a improvisação em musicoterapia. O propósito desse trabalho foi o de oferecer uma revisão da literatura através de uma busca eletrônica nas publicações do Journal of Music Therapy (JMT) desde seu início (1964) até os dias atuais. Uma revisão sistemática foi conduzida com o objetivo de analisar o que é improvisação em musicoterapia e qual é o seu papel no espaço clínico. Doze artigos foram selecionados e analisados no sentido de entender qual a população atendida, o setting, instrumentos utilizados, tipos de análise, objetivos e resultados obtidos sobre improvisação na musicoterapia. Entre outros achados, este estudo demonstrou que há um espaço entre a criação da musicoterapia improvisacional (1959) e o início das publicações no Journal of Music Therapy (1988), que improvisação foi utilizada com uma pouca variedade de população, mas com uma ampla diversidade de objetivos e que há um foco no comportamento e não na análise do material criativo-musical produzido pela relação terapêutica.

Referências

  1. AIGEN, Kenneth. Verticality and containment in song and improvisation: An application of schema theory to Nordoff-Robbins Music Therapy. Journal of Music Therapy, 46(3), 2009, 238–267. DOI: https://doi.org/10.1093/jmt/46.3.238
  2. AIGEN, Kenneth. Paths of development in Nordoff-Robbins Music Therapy. Gilsum, NH: Barcelona Publishers, 1998.
  3. AIGEN, Kenneth. Here we are in music: One year with an adolescent Creative Music Therapy Group (Nordoff-Robbins Music Therapy monograph series, vol.2). St. Louis, MO: MMB Music, 1997.
  4. ANSDELL, Gary. Music for life: Aspects of Creative Music Therapy with adult clients. London: Jessica Kingsley Publishers, 1995.
  5. BARCELLOS, Lia Rejane Mendes. Cadernos de musicoterapia 1. Rio de Janeiro: Enelivros, 1992.
  6. BONNY, Helen L. Facilitating GIM sessions. Baltimore: ICM Books, 1978a.
  7. BONNY, Helen L. The role of taped music programs facilitating GIM sessions. Baltimore: ICM Books, 1978b.
  8. BRANDALISE, André. Musicoterapia Músico-centrada: Linda 120 sessões. São Paulo: Apontamentos, 2001.
  9. BROTONS, Melissa; PICKETT-COOPER, Patty. Preferences of Alzheimer`s disease patients for music activities: singing, instruments, dance/movement, games, and composition/improvisation. Journal of Music Therapy, 31(3), 1994, 220–233. DOI: https://doi.org/10.1093/jmt/31.3.220
  10. BRUSCIA, Kenneth. Defining Music Therapy. Barcelona Publisher, Lower Village, USA, 1998.
  11. BRUSCIA, Kenneth. Improvisational models of Music Therapy. Springfield, Illinois, EE.UU: Charles Thomas Publisher, 1987.
  12. CARPENTE, John. Contributions of Nordoff-Robbins Music Therapy within developmental, individual-differences, relationship based (DIR)/Floortime framework to the treatment of children with autism: four cases studies. Unpublished doctoral dissertation, Temple University, PA, 2009.
  13. EDGERTON, Cindy Lu. The effect of improvisational Music Therapy on the communicative behaviors of autistic children. Journal of Music Therapy, 31(1), 1994, 31–62. DOI: https://doi.org/10.1093/jmt/31.1.31
  14. GAINZA, Violeta Hemsy de. Estudos de psicopedagogia musical. 3. ed. São Paulo: Summus, 1988.
  15. GATTINO, Gustavo Schultz; RIESGO, Rudimar dos Santos; LONGO, Dãnea; LEITE, Julio Cesar Loguercio; FACCINI, Lavina Schuler. Effects of relation Music Therapy on communication of children with autism: a randomized controlled study. Nordic Journal of Music Therapy, 20(2), 2011, 142–154. DOI: https://doi.org/10.1080/08098131.2011.566933
  16. GERETSEGGER, Monika; HOLCK, Ulla; BIELENINIK, Lucja; GOLD, Christian. Feasibility of a trial on improvisational Music Therapy for children with autism spectrum disorder. Journal of Music Therapy, 53(2), 2016, 93–120. DOI: https://doi.org/10.1093/jmt/thv038
  17. GERETSEGGER, Monika; HOLCK, Ulla; CARPENTE, John A; ELEFANT, Cochavit; KIM, Jinah; GOLD, Christian. Common characteristics of improvisational approaches in Music Therapy for children with autism spectrum disorder: Developing treatment guidelines. Journal of Music Therapy, 52(2), 2015, 258–281. DOI: https://doi.org/10.1093/jmt/thv005
  18. GILBOA, Avi; BODNER, Ehud. Emotional communicability in improvised music: The case of music therapists. Journal of Music Therapy, 43(3), 2006, 198–225. DOI: https://doi.org/10.1093/jmt/43.3.198
  19. GOODMAN, Karen D. Music Therapy Education. Illinois: Charles C. Publishers, 2011.
  20. GUNSBERG, Andrew. Improvised musical play: A strategy for fostering social play between developmentally delayed and nondelayed preschool children. Journal of Music Therapy, 25(4), 1998, 178–191. DOI: https://doi.org/10.1093/jmt/25.4.178
  21. KIM, Youngshin. The effect of improvisation-assisted desensitization, and music-assisted progressive muscle relaxation and imagery on reducing pianists music performance anxiety. Journal of Music Therapy, 45(2), 2008, 165–191. DOI: https://doi.org/10.1093/jmt/45.2.165
  22. LEE, Colin. A method of analyzing improvisations in Music Therapy. Journal of Music Therapy, 37(2), 2000, 147–167. DOI: https://doi.org/10.1093/jmt/37.2.147
  23. LEE, Colin. Music at the edge: Music Therapy experiences of a musician with AIDS. London and New York: Routledge, 1996. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203360224
  24. MADSEN, Clifford K.; COTTER, Vance; MADSEN JR, Charles H. A behavioral approach to Music Therapy. Journal of Music Therapy, 5(3). DOI: https://doi.org/10.1093/jmt/5.3.69
  25. MATEIRO, T.; ILARI, B. (Org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: Intersaberes, 2012. (Série Educação Musical).
  26. NACHMANOVITCH, Stephen. Free play. La improvisacion en la vida y en el arte. Buenos Aires: Paidós, 2012.
  27. NORDOFF, Paul; ROBBINS, Clive. Creative Music Therapy. New York: John Day, 1977.
  28. NORDOFF, Paul; ROBBINS, Clive. Therapy in music for handicapped children. London: Victor Gollancz, 1992.
  29. ORSMOND, Gael I.; MILLER, Leon K. Correlates of musical improvisation in children with disabilities. Journal of Music Therapy, 32(3), 1995, 152–166. DOI: https://doi.org/10.1093/jmt/32.3.152
  30. PAVLICEVIC, Mercedes. Improvisation in Music Therapy: Human communication in sound. Journal of Music Therapy, 37(4), 2000, 269–285. DOI: https://doi.org/10.1093/jmt/37.4.269
  31. PERRY, Mary M. Rainey. Relating improvisational Music Therapy with severely and multiply disabled children to communication development. Journal of Music Therapy, 40(3), 2003, 227–246. DOI: https://doi.org/10.1093/jmt/40.3.227
  32. PIAZZETTA, Clara Márcia. Musicalidade Clínica em Musicoterapia: Um estudo transdisciplinar sobre a constituição do musicoterapeuta como um ser ‘musical-clínico’. Dissertação (Mestrado) em Música – EMAC/UFG, março 2006.
  33. PRIESTLEY, Mary. Essays on Analytical Music Therapy. Gilsum, NH: Barcelona Publishers, 1994.
  34. TURRY, Alan. The connection between words and music and music therapy improvisation: An examination of a therapist’s method. Unpublished doctoral dissertation, New York University, 2006.
  35. WIGRAM, Tony. Improvisation: Methods and techniques for Music Therapy clinicians, educators and students. New York: Jessica Kingsley Publishers, 2004.

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.