Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Relato de experiência profissional reflexiva em musicoterapia

ANO XXIV – NÚMERO 34 – 2022

Vozes com traqueotomia: experiência profissional reflexiva em musicoterapia com deficiência múltipla em um centro educacional-terapêutico

DOI
https://doi.org/10.51914/brjmt.34.2022.399
Enviado
29 julho 2022
Publicado
09-01-2023

Resumo

Crianças e adolescentes com deficiência múltipla frequentam os Centros Educacionais-Terapêuticos por indicação médica para substituir as escolas especiais, devido à complexidade de suas condições. Muitos têm Necessidades Complexas de Comunicação e traqueotomias. Os espaços de música são administrados por musicoterapeutas em sessões em grupo e individuais. Apresenta-se a experiência em um CET da província de Buenos Aires, Argentina. Como a traqueostomia afeta a capacidade de fonação, o trabalho vocal se transforma de acordo com as possibilidades de cada criança ou adolescente. Desenvolvimento: A voz visa otimizar a comunicação. Foram geradas explorações lúdicas e improvisações sonoras durante as quais crianças e adolescentes descobriram sons orais que podiam produzir. Resultados e discussão: Foram recuperados sons orais que eram capazes de produzir mesmo que não fossem fonados. O riso gerou um efeito estimulante, motivando-os a gerar respostas com a voz. Os sons que produziam tornaram-se mais significativos ao longo das semanas. Conclusão: A comunicação resultante possui características não verbais e os sons não fonados produzidos podem ser incorporados ao repertório comunicativo. Levanta-se a possibilidade de que musicoterapeutas e outros profissionais possam iniciar tratamentos sem usar sua própria linguagem verbal quando a população com a qual trabalham não consegue decodificá-la.

Referências

  1. Broqua, G., (2020). Sujetos con retos múltiples severos: buscando al sujeto sonoro. Revista Universitaria de Psicoanálisis, 2020(20) 51-57. http://repositoriouba.sisbi.uba.ar/gsdl/cgi-bin/library.cgi?a=d&c=psicoan&d=xx-20_5_html
  2. Broqua, G., (2022). Música accesible con Tecnología Asistiva. Editorial Autores de Argentina.
  3. Benito Martínez, R.C., González López, I. y Cañizares Sevilla, A.B., (2022). El canto colectivo: placentera herramienta para el enriquecimiento musical del coralista. Revista Música Hodie, 2022(22), 1-29.https://revistas.ufg.br/musica/article/view/69811
  4. Cunha, M. de M. (2021). O desejo para o aprendizado da música: uma abordagem psicanalítica. Revista Música Hodie, 21. https://doi.org/10.5216/mh.v21.69022 (Original work published 25º de setembro de 2021)
  5. Del Barrio, L., Sabbatella, P. L. y Mercadal Brotons, M., (2019). Musicoterapia en Educación: un proyecto de innovación orientado a la inclusión del alumnado con necesidades educativas especiales. Revista Música Hodie, 2019(19), 1-13.https://doi.org/10.5216/mh.v19.51723
  6. Delprado Aguirre, F., Correa Agudelo, J., Nieto Correa, C., y Soto Ruiz, M. P., (2021). Conocimiento y adaptación de válvulas de habla a traqueostomía por parte de fonoaudiólogos colombianos. Revista Areté (1), 21-32. https://doi.org/10.33881/1657-2513.art.21206
  7. Liu, J. y Zhou, M., (2021). The role of innovative approaches in aesthetic vocal performance. Revista Música Hodie, 2021(21), 1-26.https://doi.org/10.5216/mh.v21.69132
  8. Monteiro de Castro dos Santos Braga, L. y Schütz, G. E., (2020). Condições ambientais adversas e seus impactos na saúde durante a formação universitária de cantores. Revista Música Hodie, 2020(20), 1-20. https://doi.org/10.5216/mh.v20.58838
  9. Pardo Romero, G., Pando Pinto, J. M., Mogollón Cano-Cortés, T., Trinidad Ruiz, G., Marcos García, M., González Palomino, M. y Blasco Huelva, A., (2004). Traqueotomía pediátrica. Revista Acta Otorrinolaringológica Española, 2005(56), 317-321.https://doi.org/10.1016/S0001-6519(05)78622-2
  10. Ribeiro Cil, L. y Gomes Liduenha Gonçalves, T. G., (2018). Educação Musical e Educação Especial na produção científica de dissertações e teses. Revista Música Hodie, 18(2), 327-342. https://doi.org/10.5216/mh.v18i2.49262
  11. Sobreira, S. y Penna, M., (2021). Perdendo o medo de cantar: uma prática de educação musical com professoras pedagogas em formação. Revista Música Hodie, 2021(21), 1-30.https://doi.org/10.5216/mh.v21.67629
  12. Watzlawick, P., Helmick Beavin, J. y Jackson, D., (1967). Teoría de la Comunicación Humana. Herder.

Artigos Semelhantes

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.