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Artigos

ANO V – NÚMERO 6 – 2002

Musicoterapia, Material Sonoro e Música Contemporânea

  • Ana Lea Maranhão Baranow
DOI
https://doi.org/10.51914/brjmt.6.2002.327
Enviado
2 julho 2021
Publicado
30-12-2002

Resumo

Num processo musicoterápico, constantemente nos deparamos com sons inusitados que nao nos permite, enquanto musico terapeutas, limitarmos nossa escuta à elementos dos jo­gos rítmico, melódico e harmônico. Creio que o suporte teórico para a compreensão da riqueza sonora num setting musicoterápico, possa vir dos estudos realizados a partir da me­tade do século passado por compositores da música contempo­rânea, que possibilitem aos musícoterapeutas a ampliação da es­cuta e a obtenção de novos subsídios que venham enriquecer sua atuação, permitindo, inclusive, o fornecimento de parâmetros para a reflexão da própria noção de música implicada no jogo musicoterápico.

Referências

  1. BARANOW, Ana Léa M. von – Musicoterapia: Uma Visão Geral. Rio de Janeiro: Enelivros, 1999.
  2. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix – Mil Platôs, vol. 2. São Paulo: Editora 34, 1995.
  3. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix – Mil Platôs, vol. 4. São Paulo: Editora 34, 1997.
  4. FERRAZ, Silvio – Música e Repetição. São Paulo: Educ, 1998.
  5. IAZZETTA, Fernando – DM: A Música Atual e seus Processos Dinâmicos. São Paulo: PUC-SP, 1992.
  6. MURAIL, Tristan – A Revolução dos Sons Complexos. Cadernos de Estudo: Análise Musical, Através (5), 1992.
  7. SCHAEFFER, Pierre – Traité des Objets Musicaux. Paris: Éditions du Seuil, 1966.
  8. SMALLEY, Denis – The Listening Imagination: Listening in the Electroacoustic Era. In: PAYNTER, John; ORTON, Richard; SEYMOR, Peter (orgs.). Companion to Contemporary Musical Thought, pp. 514–554. London / New York: Routledge, 1992.

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