Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

ANO XXII – NÚMERO 28 – 2020

INTERVENÇÃO MUSICOTERÁPICA PARA MÃE-BEBÊ PRÉ-TERMO - IMUSP: PARTE 2

  • Ambra Palazzi
  • Rita Meschini
  • Cesar Augusto Piccinini
DOI
https://doi.org/10.51914/rbmt.28.2020.2
Enviado
20 dezembro 2020
Publicado
20-12-2020

Resumo

O presente artigo descreve o protocolo da Intervenção Musicoterápica para Mãe-Bebê Pré-termo – IMUSP, desenvolvido para aplicação em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo). Trata-se de uma intervenção precoce, individualizada e centrada na família, que busca sensibilizar e apoiar o canto materno com o bebê pré-termo. Após estudos iniciais, a intervenção foi estendida e implementada em um hospital público de Porto Alegre com 16 mães-bebês pré-termo. A IMUSP envolve seis encontros individuais com mãe-bebê na UTI Neo, utilizando três técnicas: o canto de músicas familiares, o canto dirigido ao bebê e a composição de uma música para o bebê. Resultados revelam que a IMUSP contribui para melhorar a saúde mental materna, favorecer a estabilização e a ativação emocional dos bebês, e promover a sincronia interacional mãe-bebê. Discute-se sua aplicação em contextos clínicos e sua adequação para diferentes demandas e características culturais das famílias, bem como para as especificidades da UTI Neo.

Referências

  1. AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS (AAP). Noise: A Hazard for the Fetus and Newborn. Pediatrics, v. 100, n. 4, 1997. Disponível em: https://pediatrics.aappublications.org/content/100/4/724/tab-article-info. Acesso em: 18 nov. 2016.
  2. AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS (AAP). Age Terminology During the Perinatal Period. Pediatrics, v. 114, n. 1362, 2004. Disponível em: http://pediatrics.aappublications.org/content/114/5/1362.full.html. Acesso em: 18 nov. 2016.
  3. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE PESQUISA (ABEP). Critério de Classificação Econômica Brasil, 2018. Disponível em: http://www.abep.org/criterio-brasil. Acesso em: 12 ago. 2019.
  4. BAKER, Felicity; KENNELLY, Jeanette; TAMPLIN, Jeanette. Songwriting to explore identity change and sense of self-concept following traumatic brain injury. In: BAKER, Felicity; WIGRAM, Tony (Eds.). Songwriting methods, techniques and clinical applications for music therapy clinicians, educators and students. London: Jessica Kingsley Publishers. 2005. p. 116-133.
  5. BRASIL. Portaria Nº 930, de 10 de maio de 2012. Diretrizes e objetivos para a organização da atenção integral e humanizada ao recém-nascido grave ou potencialmente grave e os critérios de classificação e habilitação de leitos de Unidade Neonatal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília: GM/MS. 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt0930_10_05_2012.html. Acesso em: 18 nov. 2016.
  6. BRASIL. Atenção humanizada ao recém-nascido: Método Canguru: manual técnico. 3 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_humanizada_metodo_canguru_manual_3ed.pdf. Acesso em: 07 mar. 2017.
  7. GUZMAN, Evelyn Arrais; BERTAGNON, José Ricardo Dias; JULIANO, Yara. Frequência de hemorragia peri-intraventricular e seus fatores associados em recém-nascidos prematuros. Einstein (São Paulo), São Paulo, v. 8, n. 3, p. 315-319, Sept. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-45082010000300315&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 06 out. 2020.
  8. LOEWY, Joanne et al. The Effects of Music Therapy on Vital Signs, Feeding, and Sleep in Premature Infants. Pediatrics, v. 131, n. 5, 2013. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23589814/. Acesso em: 28 jun. 2015.
  9. NAKATA, Takayuki; TREHUB, Sandra E. Infants’ responsiveness to maternal speech and singing. Infant Behaviour and Development, v. 27, n. 4, p. 455-456, 2004. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0163638304000505?via%3Dihub. Acesso em: 28 jun. 2015.
  10. PALAZZI, Ambra. Contribuições da musicoterapia para a díade mãe-bebê pré-termo na UTI Neonatal. Dissertação de Mestrado não publicada. Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
  11. PALAZZI, Ambra. Musicoterapia na UTI Neonatal: contribuições para a saúde mental materna, respostas fisiológicas do bebê pré-termo e interação mãe-bebê. Tese de Doutorado não publicada. Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.
  12. PALAZZI, Ambra; MESCHINI, Rita; PICCININI, Cesar Augusto. Intervenção musicoterápica para mãe-bebê e pré-termo - IMUSP. Material não publicado, 2014a.
  13. PALAZZI, Ambra; MESCHINI, Rita; PICCININI, Cesar Augusto. Entrevista sobre o histórico sonoro-musical da mãe. Instrumento não publicado, 2014b.
  14. PALAZZI, Ambra; NUNES, Camila Canani; PICCININI, Cesar Augusto. Music therapy and musical stimulation in the context of prematurity: a narrative literature review from 2010 to 2015. Journal of Clinical Nursing, v. 7, n. 1-2, e1- e20, 2018. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jocn.13893. Acesso em: 19 jul. 2019.
  15. PALAZZI, Ambra; MESCHINI, Rita; PICCININI, Cesar Augusto. Music Therapy Intervention for the Mother-Preterm Infant Dyad: Evidence from a Case Study in a Brazilian NICU. Voices: A World Forum For Music Therapy, v. 17, n. 2, 2017. Disponível em: https://voices.no/index.php/voices/article/view/2341. Acesso em: 08 nov. 2018.
  16. PALAZZI, Ambra; MESCHINI, Rita; PICCININI, Cesar Augusto. Intervenção musicoterápica para mãe-bebê pré-termo: uma proposta de intervenção na UTI neonatal. Psicologia em Estudo, v. 24, e41123, 2019. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud/article/view/41123. Acesso em: 25 nov. 2019.
  17. PALAZZI, Ambra et al. NICU Music therapy and mother-preterm infant synchrony: a longitudinal case study in the South of Brazil. Nordic Journal of Music Therapy, v. 29, n. 4, p. 334-352, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/08098131.2020.1752777. Acesso em: 03 mai. 2020.
  18. SHOEMARK, Helen. Family-Centered Music Therapy for Infants With Complex Medical and Surgical Needs. In: NOCKER-RIBAUPIERRE, Monika (Ed.). Music Therapy for Premature and Newborn Infants. Gilsum, NH: Barcelona Publishers, 2004. p. 141-158.
  19. SHOEMARK, Helen. Infant-Directed Singing as a Vehicle for Regulation Rehearsal in the Medically Fragile Full-Term Infant. Voices: A World Forum for Music Therapy, [S.l.], v. 8, n. 2, 2008. Disponível em: https://voices.no/index.php/voices/article/view/437/361. Acesso em: 02 jul. 2019.
  20. SHOEMARK, Helen. Translating 'infant-directed singing' into a strategy for the hospitalized family. In: EDWARDS, J. (Ed.). Music Therapy and Parent-Infant Bonding. New York: Oxford University Press, 2011. p. 161-178.
  21. STANDLEY, Jayne. Premature Infants: Perspectives on NICU-MT Practice. Voices: A World Forum for Music Therapy, [S.l.], v. 14, n. 2, 2014. Disponível em: https://voices.no/index.php/voices/article/view/767/645. Acesso em: 10 ago. 2020.
  22. VIANNA, Martha N.; PALAZZI, Ambra; BARCELLOS, Lia Rejane M. Music Therapy and Culture in Brazilian Neonatal Units - Research and Clinical Practice. In: SHOEMARK, Helen; ETTENBERGER, Mark (Eds.) Music therapy in Neonatal Intensive Care: Influences of culture. Dallas, TX: Barcelona Publishers, 2020. p. 207-228.
  23. WINNICOTT, Donald W. O lugar em que vivemos. In: ______. O brincar e a realidade. Tradução de J.O.A. Abreu; V. Nobre. Rio de Janeiro: Imago, 1971. p. 145-152.

Artigos Semelhantes

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.