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Artigos

ANO XII – NÚMERO 10 – 2010

A MÚSICA E A MUSICOTERAPIA NA ESCOLA: SONS E MELODIAS QUE PERMEIAM O PROCESSO DE INCLUSÃO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE CURITIBA

  • Rosemyriam Cunha
  • Magali Dias
DOI
https://doi.org/10.51914/brjmt.10.2010.290
Enviado
1 julho 2021
Publicado
30-12-2010

Resumo

Esta pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental em Curitiba. O grupo de participantes aqui em estudo representa um recorte do corpo de alunos desta instituição de ensino e que são considerados em situação de inclusão. Nesta escola, as crianças com necessidades especiais, além do atendimento pedagógico, recebem atendimento na área de psicomotricidade e atendimento em Musicoterapia. Este atendimento é feito por meio das técnicas musicoterápicas, da apropriação dos ensinamentos de musicalização e de estímulos sonoros. Os atendimentos são individuais e/ou em grupo e visa o melhor desenvolvimento físico, psíquico, emocional, social, de este ser em formação, como também mudanças positivas no ambiente escolar. O objetivo delineado foi o de contribuir para a descrição e análise dos processos e da prática musicoterápica nas escolas de Ensino Fundamental que acolhem em seu quadro alunos com necessidades especiais. Para este fim foram aplicados e analisados (protocolos de observação, elaborados para esta pesquisa, onde se registrou as reações físicas, cognitivas e emocionais dos alunos no decorrer de atividades e interações musicais). Os resultados mostraram que a música, quando elemento mediador da comunicação em musicoterapia possibilitou, para este grupo de crianças, formas abertas e alternativas de expressão sonora, afetiva e cognitiva.

Referências

  1. ANAIS DO ENCONTRO DE MUSICOTERAPIA DO RIO DE JANEIRO DE 2008.
  2. ANAIS DO FÓRUM PARANAENSE DE MUSICOTERAPIA DE: 1999 À 2008.
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  6. MENDES, Enicéia; NENES, Tânia. Conselhos de defesa de direitos da pessoa com deficiência. In: Almeida M. e Marquezine M. (Orgs.). Perspectivas Multidisciplinares em Educação Especial. Londrina: UEL, 2001, p. 35–52.
  7. __________________________ Perspectivas Multidisciplinares em Educação Especial. Almeida M. e Marquezine M. (Orgs.). Londrina: UEL, 2001.
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