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Artigos

ANO XIII – NÚMERO 11 – 2011

A MUSICOTERAPIA NUM CONTEXTO EDUCACIONAL: PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO

  • Laryane Carvalho Lourenço da Silva
DOI
https://doi.org/10.51914/brjmt.11.2011.278
Enviado
29 junho 2021
Publicado
30-12-2011

Resumo

Observamos que um dos grandes desafios da Musicoterapia nos dias atuais, além de sua busca por uma fundamentação teórica e legitimação dos espaços por ela ocupados, é a inserção de sua prática nos diversos contextos problemáticos e complexos que encontramos em nossos países latinos, já que dividimos com estes, situações semelhantes de desigualdade social. Dentre esses contextos, destacamos a prática educacional nas escolas públicas brasileiras, especificamente, nas do Rio de Janeiro, que encontra dificuldades reais no que condiz às condições de trabalho, de ensino e estruturais. Este artigo apresentará e tentará “pensar junto” sobre a prática da Musicoterapia num espaço educacional, o limite difuso existente entre a Musicoterapia e a educação neste espaço, e principalmente, a necessidade de um diálogo cada vez mais interdisciplinar nas escolas públicas brasileiras com o intuito de abrir soluções coletivas para a superação de suas dificuldades.

Referências

  1. BRUSCIA, Kenneth. Definindo Musicoterapia. Trad. Mariza Vellozo Fernandez Conde. 2ª ed. Rio de Janeiro: ENELIVROS, 2000.
  2. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução por Raquel Ramalhete. 29. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2004.
  3. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1994.
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  5. MORIN, Edgar. A Religação dos Saberes: desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil LTDA, 2001.
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