Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

ANO XIII – NÚMERO 11 – 2011

“ESCUTANDO MUSICALMENTE ENTRE MUITOS” UMA MÚSICA PARA MUDAR A MINHA VIDA

  • Benita Michahelles
DOI
https://doi.org/10.51914/brjmt.11.2011.274
Enviado
29 junho 2021
Publicado
30-12-2011

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão acerca da contribuição do profissional musicoterapeuta numa equipe interdisciplinar de saúde mental infanto juvenil que trabalha nos moldes propostos pela Reforma Psiquiátrica Brasileira. Baseia-se numa experiência vivida num serviço da rede pública do Rio de Janeiro, o CAPSIJ “Eliza Santa Roza”. Um caso clínico exemplifica na prática as considerações apresentadas.

Referências

  1. AUTUORI, S. A arte no tratamento psicanalítico com crianças e adolescentes em grave sofrimento psíquico. In: I ENCONTRO DE ARTE E SAÚDE MENTAL, organizado pelo Espaço Terapêutico Antonin Artaud e Instituto de Psicologia da UERJ. Setembro 2006, Rio de Janeiro: UERJ.
  2. BRITO, T. A. A Música na Educação Infantil. 3ª Edição. São Paulo: Editora Peirópolis, 2003.
  3. ELIA, L. O Conceito do Sujeito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
  4. ELIA, L. O sujeito demasiado visível no autismo. In: I JORNADA CLÍNICA DO LAÇO ANALÍTICO (SUBSEDE DO RIO DE JANEIRO), intitulada “O AUTISMO TRATADO PELA PSICANÁLISE”. Rio de Janeiro, 2004. Museu da República.
  5. FIÃES, R. P. Capsi para crianças e adolescentes autistas e psicóticos: a contribuição da psicanálise na construção do dispositivo clínico. 1ª edição. Rio de Janeiro: Editora Museu da República, 2007.
  6. SWANWICK, K. Ensinando Música Musicalmente. São Paulo: Editora Moderna, 2003.

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.