Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

ANO XVI – NÚMERO 16 – 2014

ÉTICA: DA REFLEXÃO À PRÁTICA, NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE MUSICOTERAPIA

  • Paula Harada
  • Noemi Nascimento Ansay
DOI
https://doi.org/10.51914/brjmt.16.2014.224
Enviado
17 junho 2021
Publicado
30-06-2014

Resumo

A pesquisa investiga como os estudantes de musicoterapia entram em contato com a reflexão sobre a Ética e como a incorporam na prática durante sua formação acadêmica. A metodologia consiste na pesquisa documental e no grupo focal formado por sete estudantes do terceiro e do quarto anos do curso de Bacharelado em Musicoterapia de uma instituição de ensino superior do estado do Paraná em 2013. O exame dos dados foi realizado a partir da análise de conteúdo de Bardin (1979), da qual emergiram
os quatro eixos para discussão: I) Ética e indivíduo; II) Ética na profissão; III) Ética na formação e IV) Ética normativa. A pesquisa contribuiu para a reflexão acerca da Ética em Musicoterapia, tanto na formação acadêmica quanto no exercício da profissão de musicoterapeutas.

Referências

  1. ARISTÓTELES. A Ética. Trad. Cássio Mota. Rio de Janeiro: Ediouro, 1985.
  2. ______. Ética a Nicômaco. Trad. José Américo Motta. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
  3. ASSOCIAÇÃO BAIANA DE MUSICOTERAPIA. Código de Ética da Musicoterapia sugerido pela UBAM. Sem data. Disponível em: http://www.asbamt.com/. Acesso em: 10 mai. 2013.
  4. ASSOCIAÇÃO DE MUSICOTERAPIA DO PARANÁ. Código de Ética da AMT-PR. Outubro de 2011. Disponível em: http://amtpr.files.wordpress.com/2011/11/cc3b3digo-de-c3a9tica-modificado-aprovado-em-assembleia.pdf. Acesso em: 07 mai. 2013.
  5. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.
  6. CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1996.
  7. CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2004.
  8. DIAS, C. A. Grupo focal: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 141-158, 2000.
  9. FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Trad. Sandra Netz. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
  10. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 23. ed., 1996.
  11. ______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 42. ed., 2005.
  12. ______. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
  13. GOMES, M. E. S; BARBOSA, E. F. A técnica de grupos focais para obtenção de dados qualitativos. Educativa - Instituto de Pesquisas e Inovações Educacionais, 1999. Disponível em: www.dppg.cefetmg.br/mtp/textos.htm. Acesso em: 01 jun. 2013.
  14. GONDIM, S. M. G. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia – Cadernos de Psicologia e Educação. Ribeirão Preto, v.12, n.24, p.149-162, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2002000300004
  15. JUNIOR, J. D. da S.; SÁ, L. C. de; BACHION, M. M. Interfaces entre musicoterapia e bioética. Revista Brasileira de Musicoterapia, ano XI, n.9, 2009.
  16. KANT, I. Crítica da razão prática. Edição bilíngue. Trad. Valério Rohden. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
  17. MEIRA, A. C. H. (org). Ética: ensaios interdisciplinares sobre a teoria e a práticas profissionais. São João da Boa Vista: UNIFEOB, 2006.
  18. NALINI, J. R. Ética geral e profissional. 3. ed. rev. e amp. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2001.
  19. RUUD, E. Music Therapy: improvisation, communication, and culture. Gilsum: Barcelona Publishers, 1998. pp.101-111, tradução e adaptação livre: Rosemyriam Cunha.
  20. SANTOS, M. da S. Contemporaneidades e produção de conhecimento: a invenção da profissão de musicoterapeuta. Rio de Janeiro, 2011. Tese (Doutorado em Psicossociologia e Ecologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia, Programa EICOS. Orientadora: Rosa Maria Ribeiro Leite Pedro. Disponível em: http://www.psicologia.ufrj.br/pos_eicos/pos_eicos/arqanexos/arqteses/marcellosantos_dout.pdf. Acesso em: 11 out. 2013.
  21. SANTOS, M. A. C. Ética na pesquisa em Musicoterapia. Revista Brasileira de Musicoterapia, ano IX, número 7, 2004.
  22. SCHAPIRA, D. Teoria, lenguaje y Ética em Musicoterapia. Revista Brasileira de Musicoterapia, ano1, n. 1, 1996.
  23. SILVA, A. da. Formação da consciência ética profissional em Psicologia. Campo Grande: UCDB, 2001.
  24. SILVA, E. B. da. Educação como prática da liberdade. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 14, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82000000200016&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 28 ago. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782000000200016
  25. TRAD, L. A. B. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde. Physis, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312009000300013&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 01 jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312009000300013
  26. TRIBUNAL INTERNACIONAL DE NUREMBERG. Código de Nuremberg. 1947. Disponível em: http://www.ufrgs.br/bioetica/nuremcod.htm. Acesso em: 8 abr. 2013.
  27. VALLS, A. L. M. O que é Ética. São Paulo: Brasiliense, 1994.
  28. VÁZQUEZ, A. S. Ética. 2.ed. Trad. João Dell’Anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.
  29. VOLPI, S. M. O. B. Razão e sensibilidade: caminhos para formação do professor musicoterapeuta. Curitiba, 2006. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>